Inbound ou Outbound?

#paratodosverem: imagem com borda em degradê lilás e verde, com fundo pálido em que se encontram o logo em marca d’água das ExceMIDIAS e a seguinte frase: “Qual a diferença entre fazer uma campanha nas redes sociais ou sair divulgando por outros meios?”

Resposta: tem muita diferença! Como já explicado anteriormente, quando você faz uma campanha no Facebook, seu objetivo é que ela chegue para centenas ou até milhares de pessoas! Isto posto, entre na postagem anterior sobre Marketing Digital, conversão e clientes para entender mais sobre valores e números, porque vamos abordar um tema um pouco mais específico: Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Você deve estar pensando: “Credo, que termos estranhos!”, e nós lhe damos completa razão. Inbound vem do inglês “de entrada”, ou seja, Marketing de Entrada. Nesta modalidade, você desenvolve sua estratégia de publicidade para que o público venha até sua empresa. Como já falamos anteriormente, é aquela campanha que vai alcançar 1000 pessoas, procurando prender a atenção de 50. O material preparado será sempre mais impessoal: um vídeo no YouTube, uma postagem no Facebook, uma foto no Instagram, uma newsletter, um texto em blog (qualquer semelhança com o que estamos fazendo não é mera coincidência). Dois exemplos muito utilizados atualmente:
1 – Sabe aquele e-book que você conseguiu baixar de graça sobre um assunto muito interessante, e só precisou colocar seu e-mail para liberar? Pois é, você virou um lead a partir do momento em que digitou aqueles caracteres e clicou em “Baixar”. Isto é ruim? Claro que não! É uma estratégia, e você ainda ganhou conhecimento de graça!
2 – Sabe aquele curso grátis? Aquela “Jornada do Mapa de Júpiter” que tem uns cinco vídeos que apenas introduzem o assunto de forma mais superficial? Você também tem que fazer um cadastro para poder liberar. Você assiste a essas aulas gratuitas. Ao fim da última aula, o instrutor mostra sua verdadeira intenção: vender o curso completo. Esta é a velha estratégia da “amostra grátis”. Sabe aquela bolachinha “grátis” no mercado? Seria mais ou menos isso! A diferença é que você não vai ficar recebendo no seu e-mail promoções para aquela bolacha depois.

Uma das vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de análise dos resultados. Quando você envia um e-mail, a única forma de saber se há interesse é através de uma resposta. No caso da propaganda em massa, o interesse é medido através dos acessos ao site, preenchimento de formulários, número de downloads dos e-books, inscrições nos cursos e webseminários. A partir disso, é possível criar novas estratégias e diversificar a forma de atrair potenciais consumidores para sua marca ou serviço.

Mas não apenas de Inbound vive o mercado! Às vezes, sentar e esperar que os clientes venham pode não ser a forma mais eficiente de captação. Para isso, existe o Outbound Marketing, ou “Marketing de Interrupção”. Ele nada mais significa que ir atrás dos clientes. Quando falamos isso, as pessoas pensam automaticamente naqueles atendentes de telemarketing ligando praticamente o dia inteiro, e praticamente rejeitam a ideia de primeira.

Uma das possíveis reações quando pensam no Outbound.
#paratodosverem: um meme do cantor Drake. No primeiro quadro, ele fazendo uma pose de rejeição, com o termo “Outbound Marketing” ao lado. Abaixo dele, uma imagem do Drake fazendo uma pose de aprovação, com o termo “Inbound Marketing” ao lado, dando a falsa ideia de superioridade do Marketing de Entrada.

Calma, gente… telemarketing faz parte, sim! Mas não é só ele. Campanhas na televisão, na rádio local, panfletos, folhetos promocionais, mala direta (correspondência), cartazes, patrocínios de eventos, e-mails, entre outras tantas possibilidades mais “tradicionais”. Esta forma de Marketing é baseada na busca ativa por um cliente com perfil ideal para aceitar sua proposta, mesmo ele não conhecendo seu produto. Ou seja, você sabe quem é seu potencial consumidor, qual o seu nicho, e vai atrás dele para que o negócio seja realizado, o que difere do Inbound, no qual o cliente busca uma solução para um problema e a sua empresa aparece nas mídias digitais para oferecê-la. Na prática, não existe método melhor ou pior, pois ambos são diferentes.

Nada impede, por exemplo, de aproveitar essas duas linhas de captação de clientes para ampliar seu público ao máximo. O importante, neste caso, é ter ciência do que sua empresa necessita, qual a melhor estratégia, qual o resultado desejado. Então, como escolher? A melhor ideia, na prática, seria consultar empresas e agências especialistas em Marketing, entre elas, a própria ExceMIDIAS! A partir da necessidade do cliente, estas empresas conseguem oferecer pacotes repletos de alternativas para que seu negócio cresça e aumente as vendas, as propostas de serviços, enfim, para atingir seu objetivo.

E como definir esse objetivo? Fique de olho nas nossas próximas postagens para descobrir!

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